Diamante Típico  Benvenuto Chavajay
bbblbbbr
Abertura

01 de abril, 2015

Período Expositivo

02 de abril, 2015 a 30 de maio, 2015

Press Release [PDF] ↓

A Galeria Pilar tem o prazer de apresentar seu novo artista representado, o guatemalteco Benvenuto Chavajay, em sua primeira individual no Brasil.

Nascido na Guatemala em 1978, artista do neo-pós-guerra, Benvenuto Chavajay testemunhou as mudanças e os fenômenos que sofreram o país e a cultura guatemalteca ao lon- go dos últimos anos. No princípio, o barro era o material que por excelência conseguia materializar a estreita união entre a comunidade e seu entorno – natural e etéreo. Com as mu- danças o barro foi substituído pelo plástico. Este modelo se repete nas demais comunidades da Guatemala e na América Latina. É o plástico o material que vem se incorporar a todos os aspectos da vida cotidiana; de algum modo tudo se tornou “plastificado”, “retornável”, “descartável” e “diamantizado”.

Com isso em mente, os objetos transmutados por suas mãos são de plástico – de “diamante” – esse material que foi incorporado à nossa cultura e cujo uso parece se propagar a todos os aspectos da vida, a ponto de parecer que nossas vi- das se tornaram “descartáveis diamantizadas”. Testemunha disso, o artista coloca-se numa perspectiva neutra, com uma proposta de materializar através dos objetos de arte essas mudanças que sofrem seu entorno imediato.

Todos dias milhares de pessoas vão e vêm. Muitos se dirigem de um extremo da cidade a outro, enquanto outros muitos fazem a travessia da cidade para alguma comunidade no in- terior e vice-versa. A macrocefalia da Cidade da Guatemala empurra seus habitantes a percorrer diariamente esses lon- gos trajetos, durante os quais brotam experiências que, em seu caso particular, se traduzem em objetos de arte.
Diamante Tipico é o nome de um restaurante no centro histórico da Cidade da Guatemala onde se serve todo tipo de comida popular a todo tipo de gente.

Mais sobre Benvenuto Chavajay