Calado do Cais e Macuco  Mauricio Adinolfi
bbblbbbr
Abertura

16 de agosto, 2017. horário 19:00

Período Expositivo

16 de agosto, 2017 a 31 de agosto, 2017

Lançamento do cartaz sobre a instalação “Calado do Cais” com texto do crítico Josué Mattos e exibição do curta metragem “Macuco” (17′) de Mauricio Adinolfi.

“Calado do Cais” foi uma instalação realizada pelo artista Maurício Adinolfi na areia da praia de Santos com dois barcos de madeira tradicionais da cultura caiçara. As embarcações foram retrabalhadas pelo artista e instaladas (semi-enterradas) na areia da praia do Gonzaga em direção ao canal de entrada do Porto de Santos/SP.
A instalação parte da reflexão sobre o resíduo das intervenções urbanas e naturais, contrapondo os barcos tradicionais de madeira que relutam em existir à expansão portuária e à escala das grandes embarcações que adentram o porto de Santos, discutindo o processo de urbanização, a diminuição do espaço de areia da praia e a disputa entre cidade e mar.

19h exibição do curta
“Macuco” é um vídeo experimental que trata da relação humana com o mar. Filmado no litoral da baixada santista, entre barcas, catraias e navios, tem como protagonistas: um homem e uma mulher, um túnel, a chuva e o oceano.


Créditos:

Macuco
Um filme de Maurício Adinolfi, com Márcio Barreto e Virgínia Spósito.
Direção: Maurício Adinolfi
Fotografia e Edição: Aidê Resende
Desenho de som e mixagem: Luis Lamusse
Cor: Luanna Nepomunceno

Mais sobre Mauricio Adinolfi