Caiaca!  André Ricardo
[WPPA+ dbg msg: Album name not found: $Caiaca!]
Abertura

17 de agosto, 2019. horário 13:00

Período Expositivo

20 de agosto, 2019 a 05 de outubro, 2019

Press Release [PDF] ↓

Caiaca

Pinturas Recentes

 

Em agosto, a galeria Pilar recebe a terceira exposição solo do artista André Ricardo, jovem pintor emergente, cujo trabalho vem ganhando crescente reconhecimento por parte da crítica e de colecionadores. Na mostra, o artista apresentará um conjunto de pinturas recentes que marca sua aproximação com a arte dita popular, conceito que vem sendo rediscutido no debate contemporâneo.

“CAIACA!”, título da mostra, faz menção a primeira palavra pronunciada pela filha do artista, nascida em 2017. Mais que um dado biográfico, o título assume o sentido simbólico de celebração da vida, da inocência e da surpresa de ver algo pela primeira vez. Aspirações que ecoam nas pinturas por meio de cores vibrantes e na aparente ingenuidade e despretensão dos temas eleitos. O sistema de representação adotado evidencia um tipo de inteligência construtiva capaz de abarcar os mais diversos temas de modo esquemático, com tendência a forma icônica, traço marcante da cultura visual popular. Fato que também transparece nas relações cromáticas e na luminosidade fresca obtida pelo uso da têmpera ovo, técnica que André pesquisa há vários anos.

A exposição terá texto crítico de Claudinei Roberto da Silva, artista, professor e curador que tem se notabilizado pela realização de ações afirmativas em torno da produção de artistas afrodescendentes no Brasil.

ANDRÉ RICARDO

Formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Portugal e, e Espanha. Entre os espaços onde já apresentou sua obra, destacam-se: Centro Cultural São Paulo, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Paço das Artes, Galeria Pilar e SESC Belenzinho, SESC Vila Mariana (São Paulo / Brasil); Addaya Centre D ́Art Contemporani (Mallorca / Espanha); Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Espaço Lofté e Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres (Oporto e Lisboa / Portugal). Suas obras integram coleções privadas e acervos públicos como o Museu de Arte de Ribeirão Preto/SP e o Museu Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Santo André/SP.

SERVIÇO

Exposição: CAIACA – Pinturas Recentes
Artista: André Ricardo
Inauguração: 17 de agosto, 13h as 17h
Visitação: 20 de agosto a 05 de outubro
De terça a sexta, das 11h às 19h Sábados, das 11 as 17h

Galeria Pilar
Rua Barão de Tatuí, 389 – Vila Buarque – SP
Metrô mais próximo – Estação Santa Cecília ou Marechal Deodoro Fone: 11 36617119
www.galeriapilar.com

Informações adicionais:
Elisio Yamada/Henrique Miziara
Fone: (11) 36617119
elisio@galeriapilar.com | henrique@galeriapilar.com

Mais sobre André Ricardo