Burubu  Flora Rebollo
bbblbbbr
Opening

October 21, 2017. hour 11:00

Exhibition Period

October 24, 2017 to December 9, 2017

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

BURUBU – Flora Rebollo

A Galeria Pilar tem a honra de apresentar a primeira exposição individual de Flora Rebollo. Mais de duas de dezenas de desenhos inéditos de grande, médio e pequeno formato oferecem um panorama da produção recente da artista. Trata-se de um conjunto produzido após a participação de Flora Rebollo no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, em agosto de 2016, e selecionado em diálogo com Paulo Miyada, curador que assina o ensaio que acompanha a exposição.

O desenho, prática criativa mais recorrente da artista, emprega uma série de recursos gráficos peculiares, como a conjugação acumulada de grafite (em lápis, bastão e spray), lápis de cera, canetas hidrográficas, pastel, bastão de tinta a óleo, aquarela, marcadores e outros materiais em cada um de seus trabalhos – o que resulta em uma materialidade única e impactante. Outro recurso recorrente em seu desenho é a composição estruturada pela justaposição de folhas de papel, conformando grandes painéis ortogonais.

Embora essas escolhas de linguagem sejam fundamentais para o desenvolvimento da artista, o que há de mais importante é o modo como ela tem amadurecido uma prática de critérios e resultados pouco usuais, que “desafia definições discursivas”, segundo Paulo Miyada. Em suas palavras: “Quando dizemos que a obra de Flora Rebollo desafia definições discursivas, é porque ela se dá em fluxos processuais que alternadamente formam e desformam, sem um argumento estruturado em começo, meio e fim. Assim, a finalidade pode estar em qualquer ponto do processo; e muitas vezes a obra se define como pronta em um instante anterior ou posterior àquele em que seu motivo ficaria mais evidente.

Em seu panorama, trata-se de uma produção palindrômica, cuja percepção passa por ir e vir do fato visual acabado para os gestos gráficos que o criaram, em um fluxo constante. Por isso chegamos perto e nos afastamos, elegemos detalhes e por meio deles achamos rotas até o todo”.

Além da noção de palíndromo, o curador empresta as noções de onomatopeia e palavra-valise para tentar compreender como o trabalho de Flora Rebollo pode ocupar uma posição singular, em que os espectadores encontram dezenas de associações e sentidos plausíveis em cada um dos desenhos e, ao mesmo tempo, percebem estar diante de uma forma gráfica essencialmente abstrata.

Aberta a múltiplas leituras, a exposição espera demonstrar a crescente amplitude da obra de uma das principais artistas jovens brasileiras a debruçar-se sistematicamente no campo do desenho e suas potencialidades.

Exposição: BURUBU

Artista: Flora Rebollo

Curadoria: Paulo Miyada
Inauguração: Sábado, 21 de outubro de 2017, 11h às 17h
Visitação: 24 de outubro a 09 de dezembro de 2017
De terça a sexta, das 11h às 19h
Sábados, das 11 às 17h

Galeria Pilar
Rua Barão de Tatuí, 389 – Vila Buarque – SP
Metrô mais próximo – Estação Santa Cecília ou Marechal Deodoro
Fone: 11 36617119
www.galeriapilar.com
Informações adicionais:
Elisio Yamada/Henrique Miziara
Fone: 11 36617119
elisio@galeriapilar.com | henrique@galeriapilar.com

More about Flora Rebollo